A medicina esportiva, também conhecida como medicina do esporte, é uma especialidade reconhecida em nosso país pelos conselhos que regem o trabalho desenvolvido no setor da saúde. Foi criada na década de 60 junto à Sociedade Brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBMEE), filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).
Os médicos esportistas estudam a influência da prática de atividades físicas na saúde dos indivíduos, sejam eles atletas ou não. São, ainda, profissionais que avaliam e tratam lesões de diversos tipos causadas por exercícios. Com isso, o principal objetivo é o de evitar o risco de surgimento de outras patologias, decorrentes do quadro inicial.
O que faz o médico do esporte?
Devido à desinformação, é comum que muitas pessoas pensem que o médico do esporte atua somente em times de futebol ou, então, que só sirva para prescrever suplementos, mas não é bem assim. O especialista dedica três anos de residência médica voltada ao aprendizado de como gerenciar o indivíduo como um todo.
Por esta razão, em uma consulta inicial, o doutor vai realizar uma série de perguntas não apenas sobre o treinamento do atleta (tipo, intensidade e frequência), mas também sobre todos os sistemas do paciente (cardio, nutrológico, psicológico, ortopédico, entre outros).
Conheça a Crioterapia
A Crioterapia é um exemplo de técnica utilizada pelos médicos do esporte em seus pacientes. Consiste no esfriamento dos tecidos, no intuito de estimular os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios através da vasoconstrição. O estado de hipotermia favorece a diminuição da taxa metabólica local e gera uma queda na necessidade de oxigênio das células.
Suas principais aplicações são em situações de:
Artroses;
Dores na cervical ou na lombar;
Edemas pós-traumáticos;
Espasmos musculares;
Lesões periarticulares;
Processos infecciosos.
Quando procurar um médico do esporte?
O médico do esporte exerce a função de orientador para atividades físicas, levando em consideração todo o histórico do paciente e o estado em que se encontra hoje. Para isso, são realizados exames clínicos e laboratoriais. A partir daí são buscados os melhores caminhos para prevenir lesões, tratá-las e reabilitar o indivíduo.
No caso de alguém que pratica natação, mas sofre de bursite no ombro, por exemplo, a situação será tratada até que essa pessoa possa nadar sem problemas. Na pior das hipóteses, médico e paciente vão discutir juntos a sugestão de uma nova atividade física, mais apropriada ao perfil do praticante.
Comments